A ação diurética é o principal benefício do chá de cavalinha. Mas o potencial dessa planta vai muito mais além. Os remédios diuréticos costumam afetar os rins, aumentando a quantidade de água e sal liberados na urina. No caso do chá de cavalinha, isso não ocorre, ou seja, você tem o benefício sem o efeito colateral.
Além disso, a erva é potente nos cuidados com a pele, cicatrização de feridas e osteoporose. De nome científico Equisetum arvense, a cavalinha tem sido usada medicinalmente desde a Grécia antiga. Vamos conhecer mais sobre essa plantinha poderosa?
5 benefícios do chá de cavalinha para sua saúde
Não há muitas evidências científicas que comprovam os benefícios do chá de cavalinha para a sua saúde. Porém, muitos efeitos benéficos podem ser provados, confira!
1. É uma boa alternativa a remédios diuréticos
A cavalinha mostrou ser uma excelente opção aos remédios prescritos. Um estudo recente (1) comparou a cavalinha a um diurético comum, a hidroclorotiazida, e descobriu que a erva é tão eficaz quanto a medicação, porém sem causar perda excessiva de eletrólitos.
Um outro estudo de 2014 (2) descobriu que o extrato de cavalinha tinha os mesmos efeitos diuréticos que os medicamentos prescritos, mas com menos efeitos colaterais.
2. É fonte de cálcio
A cavalinha também apresenta muitos benefícios nos cuidados com a pele, unhas, cicatrização de feridas, osteoporose e reparo ósseo. Pesquisadores acreditam que esses benefícios estão associados ao mineral chamado sílica. Esse mineral ajuda o corpo a armazenar o cálcio necessário para curar ossos e construir unhas e cabelos fortes (3).
3. É utilizada em produtos de beleza
A sílica, presente na cavalinha, tem propriedades de limpeza. Por isso, a erva é usada em alguns produtos de beleza, como produtos de limpeza facial e shampoos (4).
4. Possui ação adstringente
A sua ação adstringente melhora os transtornos circulatórios. Também tem ação estíptica, ou seja, funciona como um estancador hemorrágico.
5. Estimula o metabolismo cutâneo
Participa da calcificação dos ossos, tendo parte na matriz fibrosa colágena. Estimula o metabolismo cutâneo, acelera a cicatrização e aumenta a elasticidade de peles secas atuando como hidratante profundo.
A ação da cavalinha é realmente poderosa!
Consumo
Os caules da cavalinha parecem tubos, fazendo com que a planta pareça o cruzamento entre bambu e samambaia.
Os remédios de cavalinha são feitos com os caules e as folhas. Você pode comprar cavalinha como um extrato líquido ou em forma seca, como chá ou cápsula. Você encontra a cavalinha em seus diversos formatos para consumo em farmácias e lojas de produtos naturais.
A recomendação como uso externo, como extrato, é de 4 a 6% em formulações fitocosméticas, podendo usar até 10%. Já como uso interno, recomenda-se 50 a 200 ml ao dia de infusão, 400 a 1.000 mg ao dia como extrato seco ou de 1 a 2g ao dia em pó, antes das principais refeições.
Receita de chá de cavalinha
- Ferva 300 ml de água
- Desligue e adicione 2 colheres de sopa de cavalinha
- Abafe e deixe por 5 minutos
- Coe o chá e beba quente ou frio
É importante consumir o chá em até 24 horas após o seu preparo.
Contraindicações
Em alguns casos, não é recomendado o uso da cavalinha. Confira em quais situações a cavalinha é contraindicada.
- Deficiência de tiamina: se consumido por longo tempo, a cavalinha pode aumentar o risco de deficiência de tiamina ou vitamina B-1, pois ela possui uma enzima que a destrói (5).
- Pessoas com diabetes: pessoas que sofrem de diabetes devem ter cautela quanto ao consumo da cavalinha, pois a erva pode reduzir drasticamente o nível de açúcar no sangue (6).
- Na presença de gastrite e úlcera gastroduodenal: os taninos e os sais silícicos, em especial o dióxido de silício, podem irritar a mucosa gástrica.
Mas se você não tem restrição para consumir a cavalinha, o chá dessa planta pode ser consumido com moderação, trazendo muitos benefícios para a sua saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário